segunda-feira, 15 de março de 2010

Energia e Pensamento


A energia prana (energia do princípio da vida) é o que dá a origem dos nossos pensamentos. Recebemos constantemente, através da mente, essa energia e formamos o nosso pensamento de acordo com os nossos sentimentos e emoções, dando cor, forma, intensidade. Se eles são aprovados ou não, vai depender da nossa crença, fé, dos nossos princípios! Uma vez aprovado, o pensamento é enviados para uma outra área do cérebro para ser executado, concretizado...

A nossa mente além de ter a capacidade de modificar nossas atitudes, também atua no que está a nossa volta, realizando aquilo que foi planejado por nós, através de um campo de energia que tende a condensar-se em coisas concretas em nós ou fora de nós. Todas as sensações sejam de alegria, medo, raiva, depressão... Partem de um pensamento.

Nosso ego é quem seleciona, monta e desmonta, dá crédito ou não aos nossos pensamentos. Mesmo que um pensamento tenha partido de uma fantasia, o subconsciente nunca contestará apenas executará.

Um pensamento positivo é aquele que combina com a ordem, com a realidade e com as leis universais, e suas conseqüências obviamente serão benéficas.

Agora quando fantasiamos, por exemplo, teremos como resultado final uma frustração. O sonho do príncipe encantado de contos de fadas, sempre acaba em frustração ou solidão, pois é difícil existir tal pessoa.

As nossas doenças ou plena forma também partem do nosso modo de pensar. Através da forma de pensar de cada um, aumenta ou diminui a resistência do sistema imunológico, somatizando energia positivas ou de negação ou não aceitação.

Uma mente sã resulta em um corpo saudável. Um pensamento positivo, por ser natural, é bem aceito pelo nosso corpo, e como sinal de aprovação nos dá o prazer, a realização... Enquanto que um pensamento negativo, como os de dúvida, ódio, raiva, medo... Por estarem em desacordo com a natureza serão sempre rejeitados pela nossa inteligência relativa e quanto maior for a nossa resistência em aceita-los, maior será a reação do corpo para expulsa-los, causando a dor e as doenças.

Para um pensamento materializar-se em um resultado positivo, precisamos pensar com clareza, criando uma imagem de idéias que realmente nos satisfaça e nos traga realização, prazer ou satisfação, sem que entre em conflito com nossos ideais ou com os ideais dos outros ou que aconteça algo que seja bom para nós e não seja pelo menos razoável para os outros.

O pensamento positivo nasce da observação sem criticas ou julgamentos das coisas e fatos do nosso dia a dia, é do refletir que nasce a sabedoria, a autoconfiança, o entender os outros... O pensamento positivo tem que proporcionar coisas boas para nós e para quem estiver envolvido nele. Pensar em ser o mais feliz da turma é egoísmo, é pretensão e isso é negativo. Agora pensar em ser muito feliz a ponto de irradiar essa felicidade para todos que estiverem próximos de você é positivo, é realizador, é saudável.

Muitas vezes temos a pretensão de mudar as coisas para satisfazer-nos, e dai para frente tudo dá errado, pois a pretensão é oposta a realização. Uma pessoa não vai deixar de ser ela mesma só para satisfazer um capricho seu, nem a empresa que você trabalha vai se adequar naquilo que é melhor para você... Isso é pretensão e não pensamento positivo, pois não tem o princípio ativo que é a realização, enquanto você faz um esforço tremendo para mudar uma realidade os outros fazem um esforço natural para mantê-la.

Um exemplo de pensamento negativo ou ausência de realização é a crítica destrutiva, a conclusão precipitada ou a apreciação desfavorável por pessoas que não tenham um conhecimento profundo do assunto, e querem apenas criar a ilusão de que tudo sabem, com isso causam em si um embrutecimento progressivo e conseqüentemente tornam-se pessoas tóxicas.

São vários os pensamentos negativos, entre eles os pensamentos nascidos de traumas, os pensamentos resistentes (do tipo eu não mereço, isso não é para mim, eu não consigo, eu já tentei, etc) ou os pensamentos sugestionáveis ou padrões (do tipo eu nasci assim, isso é Karma, etc), que são as chaves do fracasso. O melhor remédio para isso é assumir esse erro e mudar completamente o modo de pensar, de raciocinar, de agir ou reagir contra a si mesmo e contra a vida.

Toda energia recebida pelo pensamento é neutra, nós é que a transformamos em positiva ou negativa, nós selecionamos aquilo que queremos acreditar, ninguém faz nossa cabeça, por que quando não nos convém não acreditamos e contestamos, mesmo se nos apresentar uma prova.

Seja quantos forem os pensamentos negativos, podemos ter a certeza que a natureza jamais colocará algo ruim dentro de alguém ou mesmo condenar alguém para sempre por um erro no passado, acreditar na oportunidade do pronto restabelecimento é aceitar a vida, pois lamentar é o que a vida menos gosta de receber e o que mais se esforça para evitar.

Um outro engano muito comum é lutar contra os pensamento negativos, não devemos lutar contra eles mas sim dar a eles suas devidas importâncias, por exemplo, quando os jornais publicam sobre uma onda de criminalidade devemos simplesmente ficar mais atentos com o que está acontecendo a nossa volta, para evitar sermos mais uma vítima, mas não ficarmos aumentando os fatos ou entrando nessa faixa de pensamento e nem deixar de acreditar neles; quando alguém nos faz uma observação que nos desagrada, devemos ver o lado positivo ou simplesmente não dar importância a isso, mas não alimentarmos o fato com outros pensamentos negativos para que isso piore ou aumente, devemos dar a cada coisa ou fato a importância que eles merecem. De nada adianta fazer como a lenda do avestruz que coloca apenas a cabeça num buraco para se esconder.

Toda vez que pensamos, canalizamos os nossos desejos de vida para nosso centro mental criativo. Quanto mais criatividade, mais emoção e mais definição de formas e cores colocamos em nossos pensamentos, mais energia é adicionada e mais consciente é o nosso pensamento. Isso potencializa a realização. A vida espera que façamos algo mais criativo além de comer, dormir e trabalhar, e quando respondemos para a vida com criatividade, a vida nos responde com realização.

As emoções ligadas a fé, a beleza, ao romantismo, a saúde, a prosperidade, a vitalidade, a felicidade, a espiritualidade... São grandes fazedoras de milagres, por descarregarem magnetismos nas células do cérebro e do corpo, aumentando o poder da criatividade. Na verdade, o nosso objetivo nesta vida é exercitar essas emoções, é aprender a pensar e lidar com essas emoções, e quando algo em nossas vidas nos desagrada, é apenas um aviso que estamos nos distanciando do objetivo de nossa existência: SER FELIZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário