terça-feira, 4 de maio de 2010

Elementos Preciosos da Natureza


O sol

Imaginemos o planeta Terra sem a luz solar... a escuridão tomará conta de tudo, o frio congelará mares e oceanos. Enfim a vida não mais existirá...
A luz do sol é o fator imprescindível à vida. É dela que as plantas necessitam para a renovação do ar no planeta e renovação da vida.

O sol aquece os mares e lagos, evaporando a água em minúsculas gotas que caem sob a forma de chuva , regando plantas, florestas e mantendo o nível de umidade necessário para todo o ser vivo.

Sob o sol, nossos poros se abrem para receber energias positivas provenientes dele, distribuindo pelo nosso corpo uma espécie de radiação renovadora, nos aquecendo, relaxando os nossos músculos, fazendo-nos sentir plenos.

Infelizmente, com o avanço da tecnologia e o aumento indiscriminado da população mundial, foi preciso ganhar terreno, ocupar terras e, conseqüentemente, ocorreu um desmatamento, uma verdadeira devastação da natureza. O Homem, a Ciência e a ambição formaram parceria em uma corrida a favor do desenvolvimento terrestre, mas esqueceu de estudar e procurar meios de descobrir do que o homem precisava para manter-se vivo. As alterações do clima da Terra vêm afetando diretamente nosso corpo...
doenças virais, bactérias, fungos são conseqüências de impurezas dispostas no ar, uma vez que não há plantas o suficiente para a absorção do gás carbônico e liberação de oxigênio.

Com a falta de tempo, a medicina avançada o Homem não se deu conta do quanto ele enfraqueceu como ser humano, estruturalmente é mantido fortalecido por meio de drogas sintéticas que amenizam a dor das alterações ocorridas, formando então um ciclo vicioso entre remédios e doenças.

A Terra (solo)

O solo é considerado sagrado pois é visto como útero que acolhe a semente, oferece nutrientes para que ela germine, ramifique e cresça. Um solo bem cuidado é aquele que dá vida às plantas, proporciona a formação de lagos, rios e oceanos proporcionam a criação de animais, a morada das árvores, a existência da vida.
O solo do nosso planeta foi devastado e transformou-se apenas em chão, lugar para pisarmos, com asfalto, ruas, calçadas sem oferecer a grande dádiva da renovação.


A Água

A água é uma das principais fontes de vida, sem ela todo o ser vivo perece. O planeta Terra deveria chamar-se de Planeta Água pois mais de 75% de sua composição é de água. Assim como o corpo do ser humano. Praticamente somos feitos de líquido, sendo a nossa composição óssea apenas feita para sustentar o nosso corpo.
Assim como a energia, a água é mais um dos componentes recebidos como dádiva de uma força maior.

O Ar

Assim como a água, o ar é fundamental para o nosso viver. Infelizmente, o ar que respiramos está repleto de parasitas e partículas que fazem mal à nossa saúde. A renovação do ar esta acontecendo de forma muito precária devido a devastação das nossas matas.
Estamos levando para o nosso corpo todas as impurezas existentes na atmosfera terrestre, causando-nos danos que podem ser irreversíveis.

Os Alimentos

Não é preciso falar da importância dos alimentos para a nossa vida. Quando comemos algo que vem direto da terra como cenoura, batata, repolho, couve entre outros, estamos nos alimentando também de energia vital que rege a vida do planeta.
Mas as sementes geneticamente modificadas fazem com que não recebemos de forma adequada o que é oferecido pela fonte de vida.

Graças a uma ampliação de consciência que está acontecendo na humanidade está havendo um resgate (digamos de caráter mundial) do respeito, do estudo dos alimentos.
Nosso país está sendo massacrado com a invasão de piratas que vem colher nossas espécies de plantas para estudos medicinais. Chegam a levar o nosso patrimônio e batizam como sendo deles.

Ainda que esteja ocorrendo essa ampliação de consciência, o homem ainda não conseguiu observar que ainda há a disputa cruel e fria pelo poder - esse grande mal que afeta a humanidade.

Esse pensamento da relação sagrada do Homem com a natureza é bem antiga....
Por volta de 1852, o governo dos Estados Unidos fez menção em comprar as terras dos índios para os imigrantes que chegavam ao país, O Chefe Seattle deu um dos últimos testemunhos orais de ordem ética e moral, ditada em uma carta resposta.

“O Presidente em Washington, informa que deseja comprar nossa terra. Mas como é possível comprar ou vender o céu, ou a terra? A idéia nos é estranha. Se não possuímos o frescor do ar e a vivacidade da água, como vocês poderão comprá-la?
Cada parte desta terra é sagrada para o meu povo. Cada arbusto brilhante do pinheiro, cada porção de praia, cada bruma da floresta escura, cada campina, cada inseto que zune. Todos são sagrados na memória e na experiência do meu povo.
Conhecemos a seiva que circula nas árvores, como conhecemos o sangue que circula nossas veias. Somos parte da terra, e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs. O urso, o gamo e a grande águia são nossos irmãos. O topo das montanhas, o húmus das campinas, o calor do corpo do pônei, e o homem pertencem todos à mesma família.
A água brilhante que se move nos rios e riachos não é apenas água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se lhes vendermos nossa terra, vocês deverão lembrar-se de que ela é sagrada. Cada reflexo espectral nas claras águas dos lagos fala de eventos e memória na vida do meu povo. O murmúrio da água é a voz do pai do meu pai.
Os rios são nossos irmãos. Eles saciam nossa sede, conduzem nossas canoas e alimentam nossos filhos. Assim, é preciso dedicar aos rios a mesma bondade que se dedicaria a um irmão.
Se lhes vendermos nossa terra, lembrem-se de que o ar é precioso para nós, o ar partilha seu espírito com toda a vida que ampara. O vento, que deu ao nosso avô seu primeiro alento, também recebe seu último suspiro. O vento também dá ás nossas crianças o espírito da vida. Assim, se lhes vendermos nossa terra, vocês deverão mantê-la à parte e sagrada, como um lugar onde o homem possa ir apreciar o vento, adocicado pelas flores da campina.
Ensinarão vocês às suas crianças o que ensinas às nossas? Que a terra é nossa mãe? O que acontece à terra acontece a todos os filhos da terra.
O que sabemos é isto: a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas, assim como o sangue nos une a todos. O homem não teceu a rede da vida, é apenas um dos fios dela. O que quer que ele faça à rede, fará a si mesmo.
Uma coisa sabemos: nosso deus é também o seu deus. A terra é preciosa para ele e magoá-la é acumular contrariedades sobre o seu criador.
O destino de vocês é um mistério para nós. O que acontecerá quando os búfalos forem sacrificados? Os cavalos selvagens, todos domados? O que acontecerá quando os cantos secretos da floresta forem ocupados pelo odor de muitos homens e a vista dos montes floridos for bloqueada pelos fios que falam? Onde estarão as matas? Sumiram! Onde estará a águia? Desapareceu! E o que será dizer adeus ao pônei arisco à caça? Será o fim da vida e o início da sobrevivência.
Quando o último pele-vermelha desaparecer, junto com sua vastidão selvagem, e a sua memória for apenas a sombra de uma nuvem se movendo sobre a planície... estas praias e estas florestas ainda estarão aí? Alguma coisa do espírito do meu povo ainda restará?
Amamos esta terra como recém-nascido ama as batidas do coração da mãe. Assim, se lhes vendermos nossa terra, amem-na como a temos amado. Cuidem dela como temos cuidado. Gravem em suas mentes a memória da terra tal como estiver quando a receberem. Preservem a terra para todas as crianças e amem-na, como Deus nos ama a todos.
Assim como somos parte da terra, vocês também são parte da terra. Esta terra é preciosa para nós, também, é preciosa para vocês. Uma coisa sabemos: existe apenas um Deus. Nenhum homem, vermelho ou branco, pode viver á parte. Afinal, somos irmãos”

Fase determinante da vida

A concepção da vida é a dádiva que ganhamos para a renovação espiritual e o aprimoramento do nosso ser.
Quando concebido o bebe traz para a futura mamãe a sensação mais sublime que existe, uma sensação de paz, completude, de ligação direta com a força maior.

Ao nascer, o bebê entende que estar em harmonia significa esta bem e adaptado com os pais, consigo mesmo e com o universo sentindo-se disposto, sadio e feliz. Ser pai ou ser mãe é cuidar dos desejos do bebê e deslumbrar-se com as maravilhas na jornada da existência, na realização da vocação e da maternidade e paternidade. No entanto, a fase determinante da vida, da formação do caráter e da personalidade do bebê está aqui, na responsabilidade dos pais, uma vez que a estruturação da força maior acontece como presente sagrado, que entenderemos mais tarde.

Da responsabilidade dos pais, vem a educação. Uma criança bem educada e com boa formação é aquela que recebe desde cedo o SIM e o NÃO dentro do equilíbrio. A criança nasce com potenciais já herdados que precisam ser desenvolvidos. Se ela for criada num ambiente onde tudo é permitido, no qual seus desejos e caprichos são atendidos pela facilidade dos pais, ou pelo “cansaço” da exigência desse filho, aos receber os “não” que a vida lhe impor terá as piores das reações. Os casos de assassinatos dos próprios pais, por exemplo, são típicos desse tipo de educação pois ao perceberem que seus desejos não foram satisfeitos reagem da forma mais cruel e egoísta que possa ser. Já a criança que é educada desde cedo a respeitar o amigo, a dividir seus objetos, a receber os “Não” como forma de limite, ao longo da sua formação saberá definir o que é certo e o que é errado além de reagir de forma mais equilibrada, coerente e sensata diante das situações que terá que enfrentar em sua vida.

No entanto, é preciso perceber que o futuro não está sob total e restrita responsabilidade dos pais. Muitos se esforçam para alcançarem suas metas e transformarem seus filhos como cidadãos responsáveis, dentro da ética e moral condizente com seus princípios.

Mas, muitos fatores externos a educação dos pais influenciam na vida de um filho. A Escola, os amigos, a turma da rua, são como estímulos que podem desencadear comportamentos indesejados.

Hoje em dia, diversas opiniões contrárias ao que os pais querem para os seus filhos são freqüentes. São adversários fortíssimos a eles, enfraquecendo os seus objetivos e distorcendo verdades, transformando o certo como errado.

A sociedade manipuladora entra na vida de um filho, vence e convence de que existe uma realidade ilusória ou um conto de fadas, bonito e colorido. Ao sair de cena, deixa apenas um mundo cinzento, sem cor, sem vida e o personagem principal dessa história, sem forças, precisando ser resgatado ainda com vida.

Eis, um dos principais motivos para o esforço da conscientização da humanidade. É preciso quebrar o elo da corrente de forças negativas, tirar as amarras que prendem o indivíduo nesse mundo ilusório e transformar a sociedade numa realidade digna de ser vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário