quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os quatro elementos


Os Quatro Elementos são Água, Terra, Fogo e Ar, objetos de referência em vários seguimentos da história da humanidade.
Desde a antiguidade se considerava que há 4 elementos básicos (padrões energéticos ) que regulam a vida em nosso Universo.
A origem da teoria dos quatro elementos, segundo vários autores está na Grécia . No entanto, é provável que essa discussão tenha vindo do oriente, onde encontramos, na China, a teoria dos Cinco Elementos. Estes são, na verdade, elementos sutis, ou melhor, estados de mutação da matéria-energia.
Com o desenvolvimento da Psicologia, Carl Gustav Jung que desenvolveu a teoria da Psicologia Analítica e que considerava não só o Inconsciente Pessoal (desenvolvido por Freud) como também o Inconsciente Coletivo, que se caracteriza pela camada mais profunda da psique humana e que é constituído pelos materiais que foram herdados da humanidade, definiu 4 padrões básicos de personalidade que vão de encontro com a visão antiga.

Cada um dos elementos possui três signos, o que quer dizer que estes signos têm um padrão energético comum, uma motivação e forma de agir similares:

FOGO = Áries, Leão e Sagitário
TERRA = Touro, Virgem e Capricórnio
AR= Gêmeos, Libra e Aquário
ÁGUA = Câncer, Escorpião e Peixes

ELEMENTO FOGO

O elemento Fogo tem como características, a chama que traz luz, calor e purificação, capaz de transmutar matéria em energia, mas consome matéria para se manter e tem duração breve e é impossível de se controlar.

O elemento fogo refere-se a uma energia universal irradiante, uma energia que é excitável e entusiástica e que, por meio da sua luz, dá colorido ao mundo. Esse elemento foi relacionado por C.G.Jung, com o núcleo dinâmico da energia psíquica, energia que flui espontaneamente, de maneira inspirada e automotivada.

Relacionado à ação, iniciativa, calor, brilho, força individual e física, competitivdade, agressividade, coragem, idealismo, defesa dos mais fracos. Os 3 animais magníficos que representam os signos de Terra refletem esta natureza, na agilidade do carneiro, a força de liderança do leão e a coragem e busca espiritual do centauro

As pessoas com signos de fogo geralmente são egocêntricas e, normalmente, bastante impessoais. Elas sentem que são canais de vida e não podem esconder facilmente o seu orgulho a respeito desse fato.

Os signos de fogo exemplificam a decisão, a grande fé em si mesmo, o entusiasmo. Precisam de uma grande dose de liberdade para se expressarem de forma natural, e normalmente garantem esse espaço para si mesmos por meio da incansável insistência nos seus pontos de vista.

Os signos de fogo tendem a ser impacientes com as pessoas mais sensíveis ou mais gentis, especialmente com aquelas que têm predominância da água e da terra. Eles sentem que a água os extinguirá e que a terra os sufocará e freqüentemente se ressentem com a gravidade e o emocionalismo desses signos.

Por outro lado, os signos de ar abanam as chamas do fogo, fornecendo novas idéias que as pessoas dos signos de fogo podem tomar como guia. Por essa razão o fogo geralmente é considerado compatível com o ar, mas é preciso assinalar que os signos de fogo freqüentemente são por demais espalhafatosos e impacientes para o delicado sistema nervoso dos signos aéreos e estes poderão não tolerá-los por muito tempo. De fato, embora os signos de fogo sejam freqüentemente estimulados pelos signos de ar, eles também se cansam facilmente e se entediam com as observações intelectuais que não podem ser seguidas com bastante rapidez.


ELEMENTO TERRA

O elemento da sustentação, chão sólido, pedras usadas na construção de estruturas estáveis, a fonte de alimento, referência no espaço, matéria sólida.

Uma afinação com este elemento indica que a pessoa está em contato com os sentidos físicos e com a realidade do mundo material. Os signos de terra tendem a confiar mais nos seus sentidos e no raciocínio prático do que nas inspirações, nas considerações teóricas ou nas intuições dos outros signos.

Os símbolos que representam os três signos de Terra, o touro, a cesta de trigo (que a virgem segura) e o capricórnio (animal mitológico da Suméria, que domina o reino inferior das águas e atinge o domínio dos reinos mais superiores, a cabra que escala as mais altas montanhas) refletem o vinculo com a terra, produção, trabalho e vida real. Pessoas com predomínio do elemento Terra em seus mapas são pacientes, práticas, fazem tudo de forma estruturada e organizada, valorizam muito o trabalho e o conforto, não gostam de mudanças e preferem se apegar ao que já é seguro e conhecido.

Raramente é preciso dizer a eles de que modo devem se adaptar ao mundo para ganhar a vida, como suprir as necessidades básicas, ou como devem persistir até que um objetivo seja alcançado. Todas estas qualidades vêm naturalmente para os do elemento terra.

Mesmo sendo um elemento passivo ou receptivo, tem uma força de resistência e de persistência que faz com que as pessoas dos signos de terra sempre sejam capazes de cuidar de si mesmas.

O elemento terra tende a ser cauteloso, premeditado, e bastante convencional. As pessoas desse elemento geralmente suspeitam ou duvidam das pessoas mais espertas, de mente ágil, e reagem aos signos de ar com um certo grau de reserva, embora possam ficar um pouco fascinados por eles. Os signos de água, por outro lado, partilham da auto-proteção. Portanto, a terra acha que a água a refrescará e a tornará capaz de ser ainda mais produtiva.

A própria afinação que dá aos signos da terra a sua força e as suas habilidades especiais, também pode ser a fonte de seus maiores defeitos. O envolvimento com o mundo prático pode, com freqüência, limitar sua imaginação, caso eles confiem demasiadamente nas coisas como elas são ou conforme parecem ser. Isto pode levar a um apego à rotina e à ordem e a uma falta de habilidade para lidar com as áreas de atividades abstratas e teóricas. Mais do que qualquer outra coisa, os signos de terra precisam se abrir para a realidade do mundo invisível e devem se comprometer com ideais específicos que servirão de guia para suas atividades.

ELEMENTO AR

Produzindo correntes, turbilhões, trazendo odores, movimentando-se ao nosso redor, conectando-nos com o mundo, o Ar não tem forma nem consistência, pode assumir a forma do recipiente onde está e atingir todo o espaço.
O elemento ar é a energia vital que tem sido relacionada com a respiração ou com o que os iogues chamam de prana. O domínio do ar é o mundo das idéias arquetípicas, que estão atrás do véu físico, da energia cósmica convertida em padrões de pensamento específicos.

Relacionado à linguagem e comunicação, pois é usado para emitir sons; relacionado ao mundo do raciocínio abstrato, intelecto, razão, distanciamento. Volátil, incolor, se mescla e mascara com as outras formas. O Ar é o único elemento cujos três signos têm símbolos humanos,indicando sua intensa relação com a racionalidade: os gêmeos, a mão humana que segura a balança e o aguadeiro

Enquanto os signos de fogo estão preocupados em desejar que alguma coisa passe a existir, os signos de ar focalizam suas energias em idéias específicas que ainda não se materializem. Desse modo, embora os signos de ar sejam freqüentemente acusados de ser seguidores de sonhos sem valor prático, estão desempenhando um papel na realização da criação, no nível social mais amplo, pois suas idéias podem, eventualmente, afetar a vida de milhões de pessoas.

Freqüentemente eles precisam de emoções profundas e da aceitação das limitações do corpo físico. Podem valorizar excessivamente a competência intelectual e se recusar a encarar o fato de que as idéias precisam ser testadas para ver se funcionam, antes que lhes seja atribuído um grande valor.

O pensamento é uma força tão dominante na vida dos signos de ar que, muito facilmente, eles se sentem ameaçados se suas opiniões são ignoradas ou se a qualidade do seu intelecto é depreciada.
Naturalmente os signos de terra e de água são aqueles que mais provavelmente desvalorizarão as idéias dos signos de ar, pois estas normalmente não são aprovadas nos testes de profundidade emocional ou de utilização prática, nos quais os signos de terra e de água insistem. Por seu lado, os signos de ar não querem ficar confinados pelas limitações da terra e também não desejam ter a sua despreocupada liberdade saturada pelos sentimentos e pelas restrições dos signos de água.

Por outro lado, os signos de fogo estimulam os signos de ar no sentido de obter maior liberdade de expressão, dando aos signos de ar um sentimento de confiança e de força que estes não podem encontrar em ninguém mais. Embora os signos de ar admirem, de muitas maneiras, os signos de fogo, ainda assim eles insistirão no seu direito de ponderar as coisas antes de assumir um compromisso, um hábito que pode se tornar cada vez mais irritante para os signos de fogo.

ELEMENTO ÁGUA

As profundezas do oceano são a melhor imagem do elemento água, sem limites, sem referências, sem forma definida, sujeito a forças lunares, mudando constantemente as marés, as correntes.

Relacionado à esfera das emoções, o elemento água reflete o universo incompreensivel, mutante, mesclado, de imagens distorcidas, criaturas imaginárias, locais inacessíveis, beleza e mistério, outras dimensões além da realidade física.

Os símbolos dos signos de Água mostram seres de sangue frio, criaturas que operam praticamente no nível de sobrevivência apenas: caranguejo, escorpião e peixe, uma indicação de que o elemento Água rege as funções irracionais.

Aqueles que têm o elemento água fortemente ativado em seus mapas, percebem, desde o seu nascimento, que vários fatores intangíveis desempenham um papel em sua vida, muito maior do que aquele que geralmente se acredita.

Relaciona-se ao reino do inconsciente, dos sentimentos, criação, fantasia, espiritualidade, intuição, irracional. Pessoas com predomínio do elemento Água em seus mapas são emotivas, sugestionáveis, pouco práticas, sensíveis, criativas, intuitivas, compassivas e solidárias.

Os signos de água estão em contato com os próprios sentimentos, em sintonia com nuances e sutilezas que muitos outros sequer percebem.

O elemento água representa o reino da emoção profunda e das reações de sentimento, indo desde paixões compulsivas e temores irresistíveis, até uma aceitação e um amor que abrange toda a criação.

Uma vez que os signos de água, por sua própria natureza são parcialmente inconscientes, simultaneamente têm percepção do poder da mente inconsciente, mas não têm consciência, eles próprios, do muito daquilo que os motiva realmente.

Os signos de água, como a natureza da própria água, não têm solidez ou forma própria. Portanto, sentem-se mais felizes quando sua fluidez é canalizada e modelada por outros, particularmente pelos signos de terra, que possuem a solidez na qual a água pode confiar e pode-se apoiar. Os signos de água tendem a sentir aversão por aqueles que são turbulentos ou têm personalidades fortes, tais como as pessoas dos signos de ar e de fogo. Sentem-se mais confortáveis com outros, mais discretos e reservados, o que lhes dá sensação de proteção e segurança.

A sensibilidade dos signos de água é tão grande e sua vulnerabilidade à mágoa é tão acentuada que, se as reações emocionais não são controladas e adequadamente canalizadas, podem levá-los a um estado de instabilidade emocional e a uma predisposição para serem influenciados com demasiada facilidade. Entretanto, essa sensibilidade não deve ser considerada uma fraqueza, pois a água tem grande força e tem um longo e penetrante poder especialmente quando é canalizada de uma forma concentrada.

Os signos de água sabem, instintivamente, que devem se proteger das influências exteriores, a fim de garantir, para si mesmos, a paz interior necessária à reflexão profunda e à sutileza de percepção.

A compreensão da verdadeira natureza das suas emoções e anseios é um processo lento e muitas vezes doloroso, mas assim que se dispõem a encarar seus verdadeiros motivos, eles podem ter certeza de que, com a passagem dos anos, terão um contentamento interior cada vez maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário